Pernambuco está com a maior taxa de desemprego do País, registrando 21,6% de desempregados. Isso mostra que nosso Estado precisa melhorar bastante, principalmente no fomento do cooperativismo/empreendedorismo e na geração de emprego e renda, destaca Frederico França.


Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que o País registrou a menor taxa de desocupados no ano, com 14,4 milhões de desempregados durante o segundo trimestre de 2021. 

Pernambuco registrou a maior taxa em todo o País, 21,6%, de abril a junho deste ano. Esse aumento foi de 0,2% em relação ao primeiro trimestre do ano, onde a taxa de desempregou foi de 21,3%.

Além do aumento de desempregados no segundo trimestre do ano, o Estado também apresentou um aumento de 6,5% frente ao mesmo trimestre de 2020, onde foi observada uma taxa de 15,5%.

Em relação à força de trabalho, o IBGE aponta que 3.218.000 pessoas estavam ocupadas no período avaliado, enquanto 885.000 encontravam-se desocupadas.

Segundo a gerente de Planejamento e Gestão do IBGE em Pernambuco, Fernanda Estelita, o alto resultado demonstra que as pessoas foram em busca do emprego, mas não obtiveram sucesso.

“Esse é um recorde que o Estado bate na desocupação, o maior havia sido registrado em maio, no primeiro trimestre do ano, com 21,3%. O nível registra as pessoas que procuraram trabalho e não conseguiram. Um dos fatores para isso é a pandemia, no segundo trimestre, tivemos muitos momentos de fechamento, muitas restrições econômicas. Em abril, alguns setores tiveram restrições, não só na RMR, mas quase um lockdown no Agreste e Sertão e interfere em pessoas conseguirem trabalho”, disse. 

De acordo com a gerente, a expectativa é de que, no próximo trimestre, Pernambuco tenha um melhor desempenho, já que as flexibilizações estão melhores, beneficiando a atuação dos setores. 

“Quando voltou as pessoas se sentiram estimuladas, é mais fácil assim de procurar um trabalho. Esse conjunto deu um aumento e mostra um efeito psicológico, agora deve estar mais fácil de ter segurança em sair”, contou Fernanda.

Desempenho nacional
No País, o nível de ocupação subiu 1,2 ponto percentual, indo para 49,6%. Apesar disso, menos da metade da população em idade para trabalhar está ocupada no país. No trimestre terminado em dezembro de 2019, o Brasil contava com 94,5 milhões de ocupados, 6,7 milhões a mais que o contingente atual.

Mesmo com uma redução em cerca de 400 mil no número de desempregados, quando comparado com junho de 2020, a quantidade aumentou em 12,9%, cerca de 1,6 milhão de pessoas.

Fonte: https://www.folhape.com.br/economia/taxa-de-desemprego-em-alta-no-estado/195973/

#cooperavismo  #empreendedorismo #sescoop #microempreendedorindividual #desemprego #segurodesemprego

Deixe seu Comentário


Gilberto vieira - 04/09/2021 12h52
Som de primeira amem