Várias lideranças policiais do Estado de Pernambuco se reuniram virtualmente com os Secretários de Estado da Saúde André Longo, da Defesa Social Antônio de Pádua e da Justiça Pedro Eurico.

A reunião foi coordenada pelo presidente da ALEPE, Deputado Eriberto Medeiros e contou com a participação dos representantes da Ordem dos Policiais do Brasil - OPB Frederico França, do SINPRFPE Edjailson Tavares, da ASPRA José Roberto, do SINPOLPE Rafael, do SINDATE Aline Moraes, da Federação Estadual dos Guardas Municipais Wilson Silva e Péricles,  do SIPOLPEN João Carvalho, da Associação dos Peritos Federais Gustavo Vilar, da Associação dos Delegados Federais Kilma, da Associação dos Guardas Municipais Marília, da Associação dos Servidores da Segurança do Poder Legislativo Edvan, do SINPEFPE Casimiro, da Associação dos Peritos Papiloscopistas Carlos Eduardo.

Também se fizeram presentes os deputados Estaduais com origem na segurança pública e parabenizaram a nossa iniciativa juntamente com a do presidente Eriberto Medeiros e o resultado positivo no Governo do Estado, que resultou no início da vacinação dos policiais.

Após a abertura da reunião pelo presidente Eriberto, o Secretário de Saúde passou as informações de que já tinha chegado o 1º lote de vacinas, onde um percentual de 0,6% das vacinas que chegaram no último dia 01/04 (394.000 vacinas) e dos lotes em diante serão destinados especificamente aos profissionais de segurança pública e forças armadas que trabalham em Pernambuco. Esse percentual nesse primeiro lote representou apenas 2.374 doses. Não foi informado nenhum critério e nem como será a logística de vacinação desses policiais.

Todos os representantes das categorias policiais destacaram as suas respectivas especificidades laborais e os elevados riscos da profissão. Contudo, foram uníssonos em solicitar a vacinação de todos os profissionais de segurança pública, pois o dia-a-dia policial é muito dinâmico e não há garantias de que em determinada ocasião o policial não tenha que atuar no enfrentamento de combate a pandemia ou na garantia do distanciamento social, sem falar nas abordagens que não devem ser refutadas.

Edjailson Tavares do SINPRFPE destacou a quantidade ínfima de policiais frente a quantidade total de habitantes de Pernambuco, o que renderia pouco esforço do Governo Estadual para vacinar todos os policiais num espaço curto de tempo.

"Eu solicitei, além da garantia para vacinar todos os policiais, que o percentual fosse aumentado a pelo menos 10% das vacinas que chegarem a Pernambuco para fazer jus ao débito de saúde que o Estado tem com os profissionais de segurança pública. Com esse percentual o Estado vacinaria todos os policias em menos de 1 mês." Destaca Frederico França.

Ao todo são mais de 40.000 profissionais de segurança pública em Pernambuco, sem contar com as forças armadas. E se forem guardadas as 2ªs doses já de imediato e se todas as remessas não sofrerem alterações nas quantidades e nas datas, só serão vacinados aproximadamente 2.400 policiais por semana. Dessa forma, levaria mais de 4 meses para vacinar todos os policiais do Estado.

"Os policiais que lidam com o público diretamente estão sendo vetores de transmissão do Corona vírus, sem falar no mais grave que são as baixas em virtude de internações e mortes de policiais. Espero que esse percentual ínfimo de 0,6% das vacinas para os policiais seja elevado o mais rápido possível para evitar mais adoecimentos e mortes de policiais por Covid19." Finaliza Frederico França.


#PolicialÉEssencial
#EuQueroSegurança
#VacinaçãoJá
#FredericoFrança
#AntenaPE



Deixe seu Comentário